Título: Lula: 'Câmara deve uma resposta'
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 10/09/2005, País, p. A6

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva esteve reunido ontem com 16 representantes da Associação Nacional dos Jornais (ANJ), no Palácio do Planalto. Ele afirmou que a Câmara dos Deputados ''deve uma resposta à sociedade'' diante do agravamento da situação do presidente da Casa, Severino Cavalcanti (PP-PE). Segundo participantes da reunião, Lula não quis se estender na polêmica envolvendo Severino Cavalcanti, acusado de embolsar propina de um empresário em troca da manutenção de contrato de arrendamento de restaurante do Congresso. Ao citá-lo, o presidente disse:

- A Câmara, neste momento, deve uma resposta à sociedade.

A seguir, ainda sobre a crise da Câmara, disse que a Casa pode aproveitar o atual momento para ampliar as apurações, mas não deve perder o foco das votações prioritárias ao país.

- A Câmara dos Deputados deve se preservar - afirmou o presidente, comentando a turbulência política que se arrasta há cerca de três meses.

Lula disse ainda que, caso o governo consiga ultrapassar essa fase de denúncias de corrupção, a economia do país terá condições de avançar ainda mais a partir do ano que vem.

- Se ultrapassarmos a crise, poderemos crescer por um, dois, três, cinco, dez anos - disse aos representantes da ANJ.

A reunião foi organizada a pedido da Presidência e durou duas horas. Foi realizada no chamado salão oval do Palácio do Planalto, onde o presidente recebe desde ministros a sindicalistas. Segundo a assessoria do Planalto, o encontro faz parte da política de Lula de conversar sobre a conjuntura política com diversos setores da sociedade.