Título: Brasil retalia México
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 10/09/2005, Internacional, p. A9

O Ministério de Relações Exteriores do Brasil foi comunicado ontem de que o México vai voltar a cobrar vistos dos brasileiros que quiserem entrar no país. Seguindo a política de reciprocidade, o Itamaraty informou que vai impor a mesma condição aos mexicanos.

A obrigação de autorização para brasileiros que queiram entrar no México volta a vigorar em 23 de outubro, por tempo indeterminado. Em 2004, ambos os países haviam assinado um acordo bilateral para suprimir a exigência de vistos de turismo e de negócios. Agora, além do Brasil, África do Sul e Equador voltam ao programa de visto consular de longa duração, de cinco anos para turistas e de três anos para empresários.

Há algumas semanas o México estudava a medida, dado o aumento da presença no México de imigrantes ilegais destes países, sobretudo do Brasil, interessados em atravessar a fronteira e chegar aos Estados Unidos.

Segundo uma comissão parlamentar brasileira que investiga a situação dos imigrantes ilegais, neste ano 25 mil brasileiros foram detidos por entrarem sem visto nos EUA pela fronteira com o México. Esta cifra foi de apenas 9 mil em 2004, e de 4 mil em 2003. O tema ganhou mais destaque com a exibição da novela ''América'', da rede Globo, que conta o drama dos brasileiros que tentam emigrar para os EUA em busca de independência financeira.