Título: Suplicy: Duda queria rinha de galo
Autor: Sérgio Pardellas
Fonte: Jornal do Brasil, 04/11/2004, O País, p. A-3

O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) comparou, ontem, a estratégia de campanha de sua ex-mulher, Marta Suplicy, à reeleição pela Prefeitura de São Paulo, a uma ''rinha de galos'', em alusão ao episódio no qual o publicitário Duda Mendonça foi preso enquanto assistia a uma briga de galos no Rio. O senador disse ''estranhar'' que Duda - ''logo ele que sempre diz que quem bate perde'' - tivesse sugerido pesados ataques ao adversário da petista, o tucano José Serra:

- O Duda pensou o quê? Que Serra e Marta travariam uma disputa que lembrasse uma rinha de galos?

Outro alvo de Suplicy foi um dos homens fortes da prefeitura petista e da campanha de Marta, o atual secretário de Abastecimento e Projetos Especiais, Valdemir Garreta. Anteontem em entrevista, Garreta creditou a Suplicy a ampliação do preconceito contra a prefeita. Ainda o acusou de ter transformado ''Marta numa pessoa insensível, arrogante, indiferente''.

- Talvez, se ele (Garreta) tivesse seguido as minha sugestões, a Marta não teria perdido a eleição - afirmou, acrescentando que sempre se empenhou para a reeleição de Marta, ''mãe querida'' de seus filhos e insinuando que Garreta estivesse querendo se lançar candidato ao Senado ao criticá-lo publicamente.

Em discurso no Senado, além das duras críticas à coordenação da campanha da prefeita, Suplicy congratulou-se com Serra pela vitória e ainda elogiou o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso pelo processo de transição ao governo Lula, há dois anos. Embora tenha poupado a ex-mulher, a quem chamou de ''pessoa da maior grandeza na história política contemporânea no Brasil e melhor prefeita que já administrou São Paulo'', Suplicy atribuiu a derrota de Marta à maneira agressiva como a campanha foi conduzida.

Marta teria perdido a eleição no penúltimo debate, quando partiu para o confronto direto com Serra. Ele afirmou que a campanha deveria ter se dedicado a enaltecer os aspectos positivos da administração petista em vez de atacar o candidato adversário. O senador também criticou a insistência da campanha de Marta em tentar atingir Serra fazendo referências ao seu candidato a vice, Gilberto Kassab, do PFL:

- Para que ficar insistindo em dizer que o candidato a vice de Serra era o Kassab ? O melhor era lembrar as qualidades do nosso vice, Rui Falcão.