Título: Coleção de ações públicas
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 11/09/2005, País, p. A7

Acusado de ocultar provas e tentar coagir o doleiro Vivaldo Alves, testemunha-chave de inquérito do Ministério Público Federal que investiga supostos crimes de evasão de divisas, corrupção passiva, lavagem de dinheiro e formação de quadrilha, Paulo Maluf responde às mesmas acusações, além de improbidade administrativa, em outras 39 ações públicas na Justiça Estadual e na Justiça Federal.

O último processo foi aberto na semana passada pelo Ministério Público Estadual de São Paulo para apurar denúncia de que o ex-prefeito teria pago U$ 5 milhões aos publicitários Duda Mendonça e Nelson Biondi - que trabalharam em sua campanha ao governo do estado em 1998 - através de Vivaldo no exterior. Anteontem, o MP anunciou que reúne provas sobre mais um suposto esquema de remessa de barras de ouro para os Estados Unidos. O dinheiro teria sido desviado de importantes obras na capital paulista.

A coleção de processos rendeu apenas uma condenação a Maluf, por uso indevido de dinheiro público, no caso, para pagar propaganda particular. O ex-prefeito foi obrigado a devolver R$ 493 mil.