Título: Na lateral norte, três novos edifícios
Autor: Soraia Costa
Fonte: Jornal do Brasil, 11/09/2005, Brasília, p. D1

Para o lado norte do Conjunto Cultural da República ficar completo, será preciso construir três prédios: o Centro Musical, o Cinema 180º e o Conjunto Multiplex de Cinemas e Lojas. O Teatro Nacional Cláudio Santoro é o único monumento pronto do Setor Cultural Norte. Para fazer a ligação entre os dois lados, o projeto de Oscar Niemeyer prevê uma galeria subterrânea com iluminação natural, composta de um conjunto de lojas de apoio e um estacionamento para mil carros. A idéia do estacionamento no subsolo atende a proposta definida por Lúcio Costa, em 1985, para manter o gramado do canteiro central do Eixo Monumental. Além disso, o projeto de Niemeyer prevê a construção do Monumento à Paz, que ficaria entre o Setor Cultural Sul e o Norte, em frente ao espaço entre a Biblioteca e o Museu. O monumento seria uma pomba estilizada com dois auditórios no lugar das asas.

- A abertura das licitações depende dos investimentos da iniciativa privada. Pela finalidade das edificações não há por que o governo investir sozinho - afirma o secretário de Infra-Estrutura e Obras Tadeu Filippelli.

O Planetário, que ficou fechado por oito anos, também será reformado. O GDF vai liberar R$ 2,5 milhões e o Governo Federal, R$ 700 mil para recuperar o espaço. A licitação foi concluída e a empresa de consultoria que fará o diagnóstico do prédio está contratada. No térreo haverá um simulador do universo e na parte superior ficará um museu interativo de ciência e tecnologia.