O Estado de S. Paulo, n. 46657, 15/07/2021. Economia, p. B5
Perguntas & Respostas: Entenda o novo sistema
1. O que é open banking?
É um sistema que vai permitir o compartilhamento de dados dos clientes entre instituições financeiras – bancos, fintechs e cooperativas de crédito –, desde que autorizado pelo consumidor.
2. Como o open banking funciona?
A comunicação entre os bancos se dará por meio de APIS (Application Programming Interface). É uma tecnologia semelhante à que se utiliza no compartilhamento de logins entre sites – por exemplo, quando os dados de autenticação de uma rede social são usados para logar no sistema de uma plataforma de streaming.
3. O que muda para o consumidor?
O open banking deve proporcionar uma igualdade de condições para as instituições financeiras em termos de ofertas, o que deve aumentar a concorrência entre elas e garantir melhores oportunidades para o consumidor. Tendo acesso a propostas de diferentes instituições, ele poderá escolher o produto mais adequado e com condições melhores. No futuro, em apenas um aplicativo será possível gerenciar produtos e serviços de 2, 3 e até mais bancos.
4. O open banking é seguro?
O Banco Central garante que sim. Os dados ficarão dentro das bases dos bancos, como já ocorre hoje. Não existirá centralização das informações em "nuvem".
5. Qual é o cronograma de implementação?
A partir de 13 de agosto, os clientes passam a ter acesso ao open banking, podendo autorizar o compartilhamento de dados com instituições financeiras com as quais ainda não têm relacionamento. Nessa fase, será possível trocar informações sobre cartões de crédito e operações de crédito. A partir de 30 de agosto, será possível realizar transações entre instituições financeiras por meio do sistema, não só compartilhar dados.