Título: Arruda pode enfrentar risco e ficar no PFL
Autor: Mariana Santos
Fonte: Jornal do Brasil, 11/09/2005, Brasília, p. D3

Na medida em que se aproxima o prazo limite para as filiações dos futuros candidatos em 2006, a tensão aumenta no PFL-DF. Incomodado com a possibilidade de não ser indicado pelo próprio partido para participar da corrida ao Palácio do Buriti, o deputado José Roberto Arruda tem apenas 20 dias pela frente para decidir se permanece ou não no partido. O grande entrave interno é o presidente regional da legenda, o senador Paulo Octávio, que também não abre mão de participar da sucessão ao governador Joaquim Roriz. Caso não cheguem a um consenso, a escolha será definida em uma convenção do diretório regional no meio do ano que vem. Arruda garante que vai permanecer no partido. Na última segunda-feira, durante uma reunião com membros da Executiva Regional pefelista, em um discurso de mais de 15 minutos o deputado garantiu que não sai da legenda, e que estará unido a Paulo Octávio no ano que vem. Os dois pré-candidatos vêm costurando um acordo interno com vistas a 2006. Nesta perspectiva, a idéia seria seguir orientação de Roriz e o possível indicado pelo governador ganharia o apoio do preterido.

- Temos conversado muito e nossa tendência é caminhar juntos. Mas não vejo na mesma chapa. A decisão sobre minha permanência foi tomada no dia da filiação do Fraga - afirma Arruda, referindo-se ao ingresso do deputado federal Alberto Fraga, seu aliado, ao PFL, em julho.

Pelo menos nos discursos, Paulo Octávio e Arruda estão afinados. O senador diz não ser ''conveniente'' a saída do colega da legenda.

- Fui eu quem o trouxe para cá, não acredito que a saída dele ocorra agora - afirma Paulo Octávio, garantindo que lutarão juntos pelo apoio do governador. Ele conta ainda que os dois não trabalham com a idéia de lançar uma candidatura sem apoio de Roriz.

Considerado fiel na balança na definição do candidato do PFL que participará na corrida pelo Buriti em 2006, o deputado federal Osório Adriano, no entanto, garante que a sigla participará da disputa local - ainda que Roriz opte por outro aliado. Arruda e Paulo Octávio despontam em todas as pesquisas de opinião como nomes mais votados para o GDF. Outro fato que poderá impulsionar a decisão é a possível candidatura do prefeito do Rio de Janeiro, César Maia, à presidência da República.

Interlocutores arrudistas confirmam que o deputado têm mantido conversas com outras legendas, como PDT e PL. Mas apesar de ter cogitado a saída do PFL por se ver emparedado, Arruda deparou-se com uma série de dificuldades para encontrar um novo abrigo partidário. PMDB e PSDB já têm candidatos; envolvidos com o escândalo do mensalão, PTB, PL e PP estão afastando novos filiados; o PDT espera lançar o ex-presidente do STF Maurício Corrêa. Restariam, então, partidos de esquerda. Mas além da falta de afinidade ideológica com o próprio Arruda, a dificuldade de Roriz abraçar sua campanha seria ainda maior.

Ainda que Arruda resolva nos próximos 20 dias abandonar o PFL, Alberto Fraga, que vem trabalhando o nome do aliado internamente, garante que agora quem não sai do partido é ele.

- Não posso mais ficar rodando de legenda. Agora, luto na trincheira do PFL - afirma o deputado, determinado.