Título: Peritos divergem sobre autenticidade
Autor: Daniel Pereira, Kelly Oliveira e Luiz Orlando Carn
Fonte: Jornal do Brasil, 12/09/2005, País, p. A2

A perícia encomendada pela defesa de Severino Cavalcanti, para atestar a falsidade do documento de abril de 2002 não é ''conclusivo'', segundo o próprio perito Adamastor Nunes de Oliveira.

- O documento questionado, pelas características apresentadas e analisadas, possuem (sic) fortes indicativos de terem sido produzido (sic) por meio fraudulento, carecendo de ser analisado no seu original para se obter resultado conclusivo quanto a sua autoria, autenticidade e demais questionamentos - está no item ''D'' das conclusões da perícia.

Adamastor é apresentado como membro da Sociedade Internacional de Peritos em Documentoscopia (Sipdo), da Associação Brasileira de Criminalística (ABC), do Núcleo Técnico-Científico forense (Nutef) e ''perito criminal especial''.

Ainda de acordo com o perito, ''é impossível determinar a autenticidade de um documento objeto de xerocopia ou procedimento similar, dentro do que recomenda a boa e correta técnica aplicada a (sic) documentoscopia, pois não se podem comprovar os elementos determinantes e imprescindíveis para se obter um resultado conclusivo de autenticidade e autoria''.

No entanto, no item ''A'' das conclusões, lê-se: ''O documento questionado apresenta grandes divergências no tocante ao seu layout, em relação aos documentos de comparação, principalmente na qualidade da imagem do brasão, cabeçalho, posicionamento de dados identificadores dos processos e data.''

A cópia também foi reproduzida por Veja online no dia 6 de setembro. O documento tem apenas cinco linhas, é datado do dia 4 de abril de 2002 e informa, numa linguagem burocrática, que a concessão do restaurante seria prorrogada ''até 24 de janeiro de 2005''. Veja submeteu o documento à análise de Celso Del Picchia, perito em documentoscopia, em São Paulo. No laudo de 16 páginas, ele afirma: ''Nada pode ser levantado que desabone a autenticidade do documento analisado por este perito''.