Título: MST anuncia novembro vermelho
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 04/11/2004, País, p. A-6

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) promete promover este mês uma nova onda de invasões de terra em todo o país. A ação está prevista para começar na próxima semana. O anúncio foi feito ontem em Recife pelo líder do movimento em Pernambuco, Jaime Amorim. Segundo ele, serão mobilizados principalmente os sem-terra dos acampamentos mais antigos. Batizada pelos lavradores de ''novembro vermelho'', em alusão à série de invasões ocorridas há seis meses, no chamado ''abril vermelho'', a nova manifestação visa a protestar contra o descumprimento das metas de reforma agrária fixadas pelo governo federal.

- O ano está acabando e a desmotivação no campo é geral. O governo não cumpriu o que prometeu, a repressão contra os trabalhadores continua e o número de acampamentos na beira das estradas está aumentando - justificou Amorim.

Além de reivindicar agilidade nas desapropriações, o líder do MST afirmou que ''há uma grande preocupação'' do movimento com os recursos a serem destinados à reforma agrária, em 2005.

- Vamos pressionar - declarou.

O MST não divulgou quantas propriedades pretende ocupar este mês, nem os Estados em que deverão ocorrer os protestos. As coordenações estaduais definirão os locais prioritários das ações.