Título: Gabeira é alvo ataques de Severino
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 12/09/2005, País, p. A4

Em uma entrevista cercada de ironias à imprensa e frases de efeito, Severino Cavalcanti escolheu como um dos principais alvos em sua fala o deputado Fernando Gabeira (PV-RJ), com quem teve uma polêmica discussão no plenário da Câmara, há duas semanas.

O ataque a Gabeira ocorreu espontaneamente quando Severino respondia a uma questão na qual o deputado não fazia parte do contexto. Afirmou que ''tinha votos porque tinha coragem de ir à tribuna e dizer que defende a família, que é um homem de fé'' e, na seqüência, disparou contra o deputado do PV.

- Não escondo minha posição. Quando fui inquirido pelos homossexuais, com o senhor Gabeira à frente, disse na cara deles, e eles bateram palmas para mim: Eu irei votar contra vocês, desceria da tribuna, como juiz - e completou:

- Não ando com maconha nem tóxico. Nem defendo que a juventude freqüente bar para fumar maconha.

Gabeira reagiu com um trecho da música O tempo não pára, de Cazuza: ''Te chamam de ladrão, de bicha, maconheiro, transformam o país inteiro num puteiro, pois assim se ganha mais dinheiro''.

- Essa tática não pega - resumiu o deputado - Ao resistir no cargo, ele quer se colocar acima de qualquer suspeita, mas não existe esse animal na floresta democrática.

Para o parlamentar, por orientação de seus advogados, o presidente da Câmara adotou a tática de desqualificar quem o acusa. Gabeira disse que, agora, pretende investigar a fundo as denúncias contra um dos advogados de Severino, Mário Gil Rodrigues, que segundo o deputado responde a uma ação no STJ.