Título: Presidente retoma política externa
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 12/09/2005, País, p. A6
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva inicia amanhã na Guatemala uma agenda de quatro dias no exterior na qual poderá retomar temas de sua política externa ofuscados nos últimos meses pela crise, como o combate à fome e a missão de estabilização do Haiti. Neste ano, além dos Estados Unidos quarta e quinta-feira, Lula ainda deve passar por Portugal, Espanha, Itália e vizinhos sul-americanos.
Na Cidade da Guatemala, hoje e amanhã, a preocupação com crise a haitiana será debatida nos encontros com os colegas do Sica (Sistema de Integração Centro-Americana): Belize, Costa Rica, El Salvador, Guatemala, Honduras, Nicarágua, Panamá e República Dominicana.
A tensão e a violência no Haiti tendem a recrudescer nas próximas semanas por conta da aproximação das eleições presidenciais de 20 de novembro. O Brasil lidera missão de paz da ONU no país desde junho de 2004.
Assim como deve fazer em Nova York, na Assembléia da ONU, Lula dirá aos colegas da América Central e do Caribe que o apoio ao Haiti não pode ser dado apenas com o envio de forças armadas, mas também com aportes financeiros.