Título: Infestação de pernilongo preocupa
Autor: Duilo Victor
Fonte: Jornal do Brasil, 12/09/2005, Rio, p. A13
O mosquito transmissor da dengue não é o único inseto que tem preocupado os cariocas. Uma infestação de pernilongos tem levado o Centro de Controle de Vetores a mapear áreas mais críticas e limpar regiões degradadas que empoçam água suja e lixo. Diferente do aedes aegypti, que faz seu criadouro em água limpa e parada, pernilongos se reproduzem em água suja, sem saneamento. - O culex, como também é conhecido o pernilongo, não é vetor de doenças no Rio, só causa o incômodo da picada. Moradores dos bairros do Recreio, Jacarepaguá, Barra Olaria, Penha e Ilha do Governador são os que mais têm reclamado - conta o coordenador de Controle de Vetores do município, Mauro Blanco.
Ele conta que na Ilha, onde na última sexta-feira houve uma reunião na subprefeitura para tratar do problema, 107 toneladas de entulho que serviam de foco para o mosquito foram retirados do Rio Jequiá, que corta o bairro. Na Rua Serrão, em um condomínio com 72 apartamentos, os moradores têm que ficar com janelas fechadas, mesmo em dias de calor, a partir das 16h, por causa dos pernilongos.
- Uso inseticidas em áreas mais afastadas do apartamento, porque minha filha de dois meses não pode ter contato com o produto. Semana passada ela estava toda picada - conta Mônica Torres.
A síndica do prédio, Mônica Rodrigues, disse que já pediu várias vezes a visita de um carro com fumacê, mas lembra ter ouvido desculpas como a de que as viaturas estavam sem combustível.
- Fumacês são só um paliativo, não eliminam as larvas e só são recomendados em caso de epidemia de dengue, já que o impacto ambiental do inseticida na fauna local é grande - responde Blanco.
Também no Méier, onde o nível de infestação do aedes é o maior da cidade, reclamações de pernilongos têm chegado a associação de moradores. O jornalista Júlio Cesar Silva, 49, lida com os pernilongos e com focos do mosquito da dengue na casa de seu vizinho.
- Cuido do meu terreno e coloco terra nos vasos de planta. Mas não adianta fazer a minha parte se o vizinho tem caixa d'água destampada e entulho na sua casa - reclama.
Paulo Rodrigues, 53, se defende. Diz que recebeu a visita de agentes de saúde há três meses e que vai providenciar a limpeza do terreno e de sua caixa d' água.