Título: Ecoturismo na indústria
Autor: Daniele Carvalho
Fonte: Jornal do Brasil, 12/09/2005, Economia & Negócios, p. A20

Além de buscar o título de unidade de processamento de ferroliga mais moderna da América Latina, a fábrica de Simões Filho (BA) também buscará o título de primeiro parque eco-industrial do Brasil. A idéia do projeto é criar uma imensa área verde que, além de preservar e recuperar a vegetação local, vai possibilitar visitas turísticas à região.

Para o diretor de Gestão Ambiental e Territorial da Vale, Maurício Lima Reis, mais do que o respeito à natureza, iniciativas como esta demonstram o comprometimento da empresa com seus acionistas.

- Uma empresa que não tem qualidade ambiental destrói o patrimônio do acionista. Empresas como a Vale, que explora recursos naturais, têm de aplicar tecnologias que garantam que os acionistas de amanhã não pagarão pelos dividendos de hoje - diz Reis.

Entre as principais intervenções, estão a implantação do Parque Botânico, um espaço voltado para a comunidade com fins culturais e de lazer, cujo investimento será de cerca de R$ 1,2 milhão, e a instalação da nova planta de sinterização, que vai possibilitar uma operação mais eficiente da fábrica.

O Parque Botânico ficará localizado dentro do Parque Eco-industrial Vale do Rio Doce, situado entre a BR-324 e a Baía de Aratu. A previsão é de que o parque seja entregue no segundo semestre de 2006. O projeto seguirá as mesmas diretrizes dos parques já existentes na CVRD em Vitória (ES) e Carajás (PA).

- Queremos levar ao público que nos cerca informações sobre a nossa atividade industrial e o que estamos fazendo em prol da qualidade ambiental - comenta o diretor.