Título: Semana cheia na Casa
Autor: Renata Moura
Fonte: Jornal do Brasil, 13/09/2005, País, p. A4

A crise que envolve o presidente da Câmara, Severino Cavalcanti (PP-PE), deverá apimentar ainda mais uma semana que já seria agitada no Congresso. A oposição promete entrar com representação contra Severino no Conselho de Ética, as três CPIs retomam os depoimentos e a Casa deve votar a cassação de Roberto Jefferson (PTB-RJ). No Conselho de Ética, as testemunhas de José Dirceu depõem.

Hoje à tarde, a Mesa Diretora da Câmara se reúne para decidir que rumo dar ao relatório parcial produzido pelas CPIs dos Correios e do Mensalão. O documento contém uma lista de 18 deputados que estariam envolvidos nos esquemas de corrupção . O parecer do relator Robson Tuma (PFL-SP) recomenda que o documento seja encaminhado ao Conselho de Ética para a abertura de processo de cassação dos mandatos desses parlamentares.

O depoimento mais esperado do dia é o do ex-presidente do PT, José Genoino, à CPI do Mensalão. A CPI dos Bingos dá seqüência às investigações so bre o contrato entre a Gtech e a Caixa Econômica Federal para gerenciamento do sistema de loterias. Porém, o foco estará direcionado para essa instância, porque o presidente da comissão, senador Efraim Moraes (PFL-PB), sinalizou que poderá colocar em votação requerimento de convocação do ministro da Fazenda, Antonio Palocci. O objetivo do depoimento seria esclarecer a acusação feita por Rogério Buratti, ex-secretário de governo de Palocci na prefeitura de Ribeirão Preto, de que o ministro recebia propina mensal de R$ 50 mil para alimentar o caixa 2 do PT.

Amanhã também será um dia movimentado. Está agendada a sessão em que os deputados votarão a cassação de Roberto Jefferson, além do depoimento do chefe do Núcleo de Assuntos Estratégicos da Presidência, Luiz Gushiken à CPI dos Correios. O ex-assessor do PP, João Cláudio Genú, e o deputado Pedro Corrêa (PP-PE), incluído entre os 18 parlamentares citados pelo relatório parcial das CPIs, serão ouvidos pela CPI do Mensalão.