Título: Lula diz que diálogo é positivo
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 04/11/2004, Internacional, p. A-12
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se uniu aos outros chefes de Estado de todo o mundo e parabenizou George Bush pela reeleição. Lula disse esperar que o segundo mandato sirva para continuar estreitando as relações bilaterais.
''Estou convencido de que poderemos continuar a aprofundar os laços de amizade e as profícuas relações entre o Brasil e os Estados Unidos, bem como contribuir para o avanço de nossas aspirações comuns no plano mundial'', declarou Lula em nota divulgada pelo Itamaraty.
Entre essas aspirações, Lula destaca a luta contra a pobreza e pela segurança. O presidente afirmou que o diálogo com Bush trouxe ''resultados benéficos não apenas no plano bilateral, mas também no positivo encaminhamento de numerosas questões internacionais de importância. Transmito à Vossa Excelência as felicitações do governo brasileiro por sua expressiva vitória. A vitalidade de nossas democracias é um entre tantos fatores de convergência e aproximação entre o Brasil e os EUA'', ressaltou.
Para o chanceler brasileiro, Celso Amorim, a reeleição de Bush é um fato positivo para o Brasil.
- A relação com Bush tem sido boa, de trabalho. O país construiu um bom canal de diálogo com o governo americano - declarou o chanceler que respondeu sobre o que pediria a Bush para a América Latina. - Solidariedade e respeito - encerrou.
De forma geral, a reeleição nos EUA foi recebida com cautela na AL. Representantes de governos lembravam ontem que, no primeiro mandato de Bush, a região foi praticamente ignorada.