Título: Justiça dos EUA fixa novo prazo
Autor: Rafael Rosas
Fonte: Jornal do Brasil, 13/09/2005, Economia & Negócios, p. A17
A Justiça americana decidiu estender, até 11 de novembro, o prazo para a retomada de 11 aeronaves da International Lease Finance Corporation (ILFC) arrendadas pela Varig e com parcelas em atraso. A decisão do juiz Robert Drain, da Corte de Falências de Nova York, foi tomada após visita da juíza Márcia de Carvalho Cunha, do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), semana passada. A magistrada foi aos EUA para esclarecer detalhes da nova Lei de Recuperação Judicial vigente no Brasil.
A ILFC, subsidiária da General Electric, tinha obtido liminar para retomar os aviões em junho. Na ocasião, o presidente do Conselho de Administração da Varig, David Zylbersztajn, chegou a afirmar que não haveria tempo para evitar um pouso forçado da companhia se as aeronaves fossem arrestadas e aproveitou a ocasião para pressionar a direção da Fundação Ruben Berta a aceitar a venda de subsidiárias rentáveis, como a VarigLog. Mas o próprio juiz Drain, poucos dias depois, determinou a suspensão de todas as execuções judiciais até 12 de setembro - ou seja, ontem.
Com o novo prazo, a companhia aérea ganha autonomia para tocar seu plano de recuperação, apresentado ontem à Justiça.
A juíza Márcia Cunha integra comissão de magistrados designada pela presidência do TJ-RJ para acompanhar o processo de recuperação da Varig, deferido pela 8ª Vara Empresarial, no dia 22 de junho. A empresa tem até dezembro para fazer o plano decolar e, assim, escapar da falência.