Título: HBB recebe remédios para doentes de câncer
Autor: Ana Carolina Freitas
Fonte: Jornal do Brasil, 04/11/2004, Brasília, p. D-4

O secretário de Saúde do DF, Arnaldo Bernardino, garantiu ontem que está superada a falta de medicamentos e materias na quimioterapia do Hospital de Base de Brasília (HBB). Ele afirmou ter recebido um novo estoque de equipos (equipamento utilizado para aplicar drogas intravenosas) e que todos os pacientes poderão dar continuidade ao tratamento. No último sábado, o JB revelou que pacientes com câncer que não conseguiam receber o tratamento há 20 dias, por falta de remédios e de material. Bernardino justificou a demora dizendo que houve atrasos na licitação para a compra dos medicamentos e que só ontem o hospital recebeu a remessa.

- Nós não conseguimos ter estoque. O que importa é ver que as pessoas estão sendo atendidas e não se eu vou entregar os remédios de manhã, à tarde ou à noite - disse o secretário.

Segundo a presidente do Movimento de Apoio ao Canceroso (MAC), Lílian Bezerra, ontem pela manhã os equipos ainda não tinham chegado e para evitar que dois doentes perdessem a sessão de quimioterapia, a ONG comprou os materiais que estavam faltando.

- Novamente nós tivemos de desembolsar R$ 100 para evitar que as pessoas se prejudicassem com a crise do hospital - afirmou.

Lilian acrescentou que, além dos equipos, há falta também de remédios básicos, para o controle de efeitos colaterais, como o colírio lácrima plus, que evita a secura nos olhos causada pelas drogas. Outros como

o Omeprazol e o Alopurinol também faltam nas farmácias do hospital, segundo a presidente do MAC.

O secretário de Saúde explicou que nesta época no ano é comum a escassez de remédios nas farmácias do HBB, pois quase ou todo o orçamento do ano já foi gasto, o que dificulta as compras. Mesmo assim, ele garantiu que nenhum paciente passará necessidade e que até o fim desta semana o estoque de medicamentos será reposto.