Título: Barreiras eletrônicas voltarão a funcionar
Autor: Leandro Bisa
Fonte: Jornal do Brasil, 04/11/2004, Brasília, p. D-5

Muitas pessoas não perceberam, mas o DF não tem mais qualquer barreira eletrônica funcionando. A última foi desligada em dezembro do ano passado. Mas elas voltarão. O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) promete instalar 26 novos equipamentos, iniciando o trabalho até o final deste mês. O Detran realizará licitação, no dia 14 de dezembro, para contratar empresa que instalará outros 22 aparelhos. A previsão é que o DF ganhe 48 barreiras eletrônicas. Até abril de 2003, o DER possuia 13 barreiras nas estradas do DF. O controle e a manutenção dos equipamentos ficavam por conta de uma empresa terceirizada, a Inepar Tecnologia. Segundo o diretor-geral do DER, Brasil Américo, a empresa apresentou uma série de problemas documentais e o contrato não foi renovado.

- Retiramos as barreiras da rua. É um equipamento muito polêmico para deixar ali, sem funcionar - comentou Américo.

O diretor explicou que uma nova licitação foi feita e o número de aparelhos previsto no contrato dobrou. De acordo com Américo, as novas 26 barreiras serão mais eficientes que as antigas pois os locais onde serão instaladas foram determinados por um minucioso estudo do Departamento de Engenharia da Universidade de Brasília (UnB).

- As primeira começam a ser implantadas esse mês. Até janeiro todas funcionarão.

Detran - As 22 barreiras que o Detran tinha foram desativadas pelo mesmo motivo que as do DER: problemas com a empresa prestadora de serviços não permitiram a renovação do contrato..

Mas o órgão preferiu manter os aparelhos em seus lugares. Alguns estão sendo depredados, outros mantêm as luzes piscando, fazendo com que os motoristas reduzam a velocidade ao passar.

- Eu sei que as barreiras não funcionam, mas sempre reduzo por via das dúvidas. Mas acho que isso tinha que ser revisto. Liga ou tira essa carcaça do meio da rua - comentou a administradora Rafaela Lamounier, 24 anos.

O diretor da Divisão de Engenharia do Detran, José Simões Lima, explicou que cabe a empresa dona das barreiras retirá-las. Porém, o Detran não faz questão que isso aconteça.

- Elas exercem efeito psicológico nas pessoas, que reduzem a velocidade - disse Lima.

O diretor afirmou que o Detran deixará as velhas barreiras nas ruas até que as novas sejam implantadas, no primeiro semestre de 2005.

A Secretaria de Coordenação das Administrações Regionais (Sucar) não derrubou as barreiras desativadas porque não recebeu comunicado do Detran, disse o secretário Vatanábio Brandão.

- A sinalização de trânsito é responsabilidade do Detran. Se fôssemos informados oficialmente, providenciaríamos a retirada - explicou Vatanábio.