Título: Governo é derrotado e CPI chama Carvalho
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 14/09/2005, País, p. A3
O governo sofreu dura derrota ontem na CPI dos Bingos, que convocou o chefe de gabinete do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Gilberto Carvalho, para depor amanhã. Os senadores vão questionar Carvalho sobre suposto esquema de corrupção nas prefeituras do PT em São Paulo, que teria servido para financiar campanhas do partido, incluindo a que elegeu o presidente Lula. Em Santo André, uma das hipóteses é que a descoberta do esquema teria levado ao assassinato, em janeiro de 2002, do prefeito Celso Daniel. Outra decisão foi convocar Roseana Garcia, viúva do ex-prefeito de Campinas (SP) Antônio Costa dos Santos, o Toninho do PT, assassinado em setembro de 2001. Roseana diz que o ''o crime foi político''.
As duas convocações foram aprovadas com forte disputa entre a oposição e senadores governistas que não costumam freqüentar a CPI, mas ontem estiveram atuantes. Nos dois casos, a votação terminou empatada em seis a seis e coube ao presidente da comissão, Efraim Morais (PFL-PB), dar o voto de minerva favorável. Morais disse que não há data para votar a convocação do ministro Antonio Palocci (Fazenda), acusado de receber propina quando era prefeito de Ribeirão Preto.
Em depoimento no dia 1º, o oftalmologista João Francisco Daniel, irmão do ex-prefeito de Santo André, disse ter ouvido de Gilberto Carvalho por três vezes, logo após o assassinato, que a propina paga por empresas de Santo André era entregue por ele ao então presidente do partido, José Dirceu.