O Estado de São Paulo, n. 46746, 12/10/2021. Política p.A6

 

Bolsonaro usa capacete sem viseira

 

 DAVI MEDEIROS e LUCAS MELO


O presidente Jair Bolsonaro trafegou ontem de moto pelas ruas do Guarujá, no litoral paulista, usando um capacete sem viseira, o que é vedado pela resolução 353, de 2013, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). A infração é considerada grave e prevê multa, embora nenhuma penalidade tenha sido anunciada até o momento.

Bolsonaro também não usava máscara durante o passeio, em desconcordância com o decreto estadual que obriga o uso da proteção em locais públicos. O chefe do Executivo deu entrevistas e causou aglomerações nas ocasiões em que saiu do hotel onde está hospedado.

No sábado, Bolsonaro foi multado em R$ 500 pela prefeitura de Peruíbe (SP) por circular pela cidade sem máscara. Em entrevista a jornalistas, disse ter desistido de assistir a uma partida de futebol, em Santos, por não ter se vacinado.

Na tarde de ontem, o presidente recebeu a visita do advogado de sua família, Frederick Wassef, que atuou na defesa do senador Flávio Bolsonaro no caso das "rachadinhas" – desvios de salários de servidores – em seu antigo gabinete na Assembleia do Rio de Janeiro. Wassef permaneceu por cerca de uma hora no hotel onde Bolsonaro estava hospedado – o advogado não falou com a imprensa.