Título: Cai o homem que abalou Lula
Autor: Karla Correia , Paulo de Tarso Lyra e Renata Moura
Fonte: Jornal do Brasil, 15/09/2005, País, p. A5

A Câmara dos Deputados votou em favor da cassação do deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ) após uma sessão que durou mais de quatro horas. Por 313 votos a favor e 156 contra, Jefferson foi o primeiro parlamentar cassado por causa das denúncias do esquema do mensalão A votação foi secreta. Houve 13 abstenções, 5 votos em branco e 2 nulos. Outros 24 parlamentares faltaram a sessão. A sessão foi concorrida, com o plenário e a galeria da Câmara cheios ¿ foram 489 deputados votantes (de um total de 513).

Bem ao seu estilo, Jefferson fez um discurso de despedida, antes de saber o resultado. O relógio do painel marcava 17h38 quando começou a falar. O parlamentar fluminense apelou para o corporativismo legislativo, citou a guerra de Tróia e acusou o governo Lula de querer promover uma luta fratricida para ocultar a própria corrupção.

¿ Não arredo uma vírgula do que disse, não retiro uma palavra. Saio de cabeça erguida, pois tirei a roupa do rei e mostrei ao Brasil o que é o governo Lula, o que é o campo majoritário do PT ¿ declarou Jefferson, aplaudido.

O clima no plenário era tenso, com um burburinho nervoso, quando o vice-presidente da Câmara, José Thomaz Nonô (PFL-AL), iniciou os trabalhos.

¿ Este dia não é bom, não é confortável para ninguém. Parlamentares não são eleitos para julgar ninguém, muito menos seus pares. Mas precisamos fazer isto, e faremos ¿ disse Nonô, constrangido.

A sessão foi aberta e suspensa em seguida ¿ o relator Jairo Carneiro (PFL-BA) não estava presente. Quando surgiu e subiu à tribuna para um discurso de 25 minutos, o pefelista baiano repetiu as acusações que pesam contra o petebista fluminense. Acusou Jefferson pelo recebimento dos R$ 4 milhões de forma ilegal, por não ter apresentado provas da existência do mensalão e por ter indicado pessoas para cargos públicos em busca de vantagens pessoais e partidárias.

¿ Vamos fazer uma auto-imolação para cumprir o papel desta instituição perante a sociedade. Temos que honrar o mandato, defender a ética e a política pública ¿ conclamou.