Título: UnB apontada melhor do Centro-Oeste
Autor: Eveline de Assis
Fonte: Jornal do Brasil, 15/09/2005, Brasília, p. D5

A Universidade de Brasília (UnB) ganhou o título de melhor instituição de ensino superior do Centro-Oeste, no 1º Prêmio Melhores Universidades Guia do Estudante e Banco Real 2005. O curso de Psicologia da UnB, ficou em primeiro lugar de todo o País na categoria instalações físicas. Os prêmios foram entregues em cerimônia realizada na noite da última segunda-feira, no Teatro Abril, em São Paulo.

O decano de Graduação da UnB, Ivan Camargo, disse que é muito importante para a instituição esse tipo de reconhecimento. Ele considera fundamental a avaliação externa, o foco que o estudante procura - que é o contemplado pelo Guia do Estudante, da Editora Abril, explicou.

A UnB tem 95,3% de seus cursos estrelados pelo Guia do Estudante da Editora Abril e, no ranking nacional, está em oitavo lugar. Ela ganhou em disparada no Centro-Oeste, com mais de 50% de diferença para a Universidade Federal de Goiás, que ficou em segundo lugar. Segundo a diretora de Redação do Guia do Estudante, Cláudia Giudice - a UFGO é excelente, mas a UnB é a melhor entre as melhores, foi o único caso em que houve uma diferença tão grande do primeiro para o segundo lugar -, contou.

O Guia do Estudante Melhores Universidades 2006, que deve estar nas bancas no próximo dia 19, concedeu cinco estrelas aos cursos de Administração, Arquitetura e Urbanismo, Arquivologia, Ciências Biológicas, Ciências Econômicas, Direito, Física, História, Jornalismo, Letras, Matemática, Odontologia, Psicologia, Química, Relações Internacionais e Serviço Social, da Universidade de Brasília. São 16 ao todo.

Cláudia Giudice revelou que 973 pareceristas concedem as notas às universidades, dentro das regras adotadas pela instituição . Eles são coordenadores de cursos estrelados do ano anterior e avaliam o corpo docente, a organização didático-pedagógica, a instalação física e a titulação de corpo docente (itens que também costumam ser avaliados pelo Ministério da Educação.

- O Guia avalia, ainda, a inserção do corpo discente no mercado de trabalho -, disse.

A avaliação é feita pelo meio acadêmico, por quem é da área, que concede uma das seguintes notas aos cursos: excelente, muito bom, bom, regular, ruim, nunca ouvi falar ou prefiro não opinar.

O destaque, no caso de

instalações físicas são excelentes equipamentos para que o aluno tenha uma experiência prática.

O guia foi in locu conferir se o curso de Psicologia da UnB tinha, de fato, as instalações informadas. Foi constatado que existe uma clínica-escola, uma biblioteca (com mais de 19 mil títulos, sendo que quase 12 mil são específicos da área), 22 laboratórios.

- Além disso o curso conta com o Centro de Atendimento e Estudos Psicológicos, que é um Centro de Referência no atendimento à população; outro ponto importante detectado é que 55% das aulas são práticas, o que faz a diferença neste tipo de avaliação -, afirmou Cláudia.

O Guia do Estudante existe há 21 anos e há 15 realiza o

ranking das universidades brasileiras, servindo como parâmetro para que o vestibulando possa escolher onde vai estudar. O prêmio, em alguns aspectos, vai acentuar a excelência das universidades, mostrar qual é a melhor entre as melhores.