O Globo, n. 32731, 19/03/2023. Política, p. 8

‘Super comi­tiva’ à China inclui 39 par­la­men­ta­res



O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) convidou 39 parlamentares para integrarem sua comitiva na viagem que fará à China nesta semana. Entre os nomes que foram chamados estão os presidentes da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PPAL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), cinco parlamentares do PT e até mesmo representantes de partidos de oposição, como o PP e o PSDB.

Ao todo, a lista, antecipada pelo portal O Antagonista, tem 27 deputados e 12 senadores. Foram convidados os integrantes da frente parlamentar Brasil-China e lideranças do governo nas Casas. Do PP, foram chamados Fausto Pinato (SP), que é presidente da frente Brasil-China, e Eduardo da Fonte (PE). Do PSDB, o convidado é Paulo Alexandre Barbosa (SP).

O Palácio do Planalto vem enfrentando percalços para construir uma base sólida, especialmente na Câmara, e os responsáveis pela articulação política desejam aproveitar a viagem também para estreitar laços. Lira chegou a alertar na semana passada para a falta de um apoio “consistente” entre os congressistas e, dias depois, reduziu o tom: seguiu apontando dificuldades, mas acrescentou que via avanços.

Do PT, os nomes são os deputados federais Carlos Zarattini (SP) e Vander Loubet (MS), que também integram a Frente Parlamentar BrasilChina; Zeca Dirceu (PR), líder do partido na Câmara; José Guimarães (CE), que é líder do governo na Casa; e Jaques Wagner (BA), líder do governo no Senado. O líder do governo no Congreso, senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), também irá. Há ainda na lista parlamentares do Podemos, caso de Fábio Macedo (MA), e do Patriota, a exemplo de Fred Costa (MG) — ambos são líderes de suas legendas.

Joesley chamado

A comitiva presidencial será composta ainda por um grupo de 88 empresários do agronegócio, como revelou O GLOBO ontem. Entre os integrantes estão os irmãos Wesley e Joesley Batista, do Grupo J&F, que chegaram a firmar um acordo de delação premiada durante a Lava-Jato. Também estão na lista da comitiva Kleverson Scheffer, filho de Erai Maggi, que representará o grupo Maggi, um dos maiores exportadores de soja do mundo. A comitiva terá ainda líderes da Marfrig e Bayer. O governo não vai pagar a viagem dos empresários, que terão que bancar seus próprios gastos.