Título: Aeroporto vai gerar própria energia
Autor: Rafael Rosas e Sabrina Lorenzi
Fonte: Jornal do Brasil, 15/09/2005, Economia & Negócios, p. A20

De olho no leilão de energia nova, previsto para dezembro, a Petrobras Ditribuidora (BR) inaugura na próxima sexta-feira, em Maceió, a primeira das unidades de cogeração construídas a partir de convênio com a Infraero, a estatal que administra os aeroportos.

A nova usina, que demandou R$ 40 milhões da BR, será instalada no aeroporto da capital alagoana e terá capacidade para gerar 780 kilowatts de energia, além de 750 TRs de refrigeração.

Segundo o acordo firmado no ano passado entre as estatais, a próxima unidade de cogeração, com 4,1 mil megawatts (MW), será construída a partir da semana que vem no Aeroporto de Congonhas (SP). O gerente de Comercialização e Soluções Energéticas da BR, Renato Costa, revela que o investimento poderá alcançar R$ 130 milhões, dos quais 70% financiados.

Costa revela que a unidade de cogeração será operada pela BR por 14 anos. Ao fim desse período, será transferida integralmente para a Infraero. O projeto permite a auto-geração de praticamente 95% da carga consumida pelo aeroporto.

Dos 66 aeroportos administrados pela empresa no Brasil, pelo menos 16, como Santos Dumont e Vitória, apresentam potencial para projetos de cogeração.