Título: Serraglio prevê punição nas urnas
Autor: Deniel Pereira, Paulo de Tarso Lyra e Renata Moura
Fonte: Jornal do Brasil, 16/09/2005, País, p. A3

O relator da CPI dos Correios , Osmar Serraglio (PMDB-RS), afirmou que a punição dos envolvidos no escândalo do mensalão pode acontecer nas urnas, em 2006, caso as instâncias do Congresso sejam omissas nos processos de cassação. ¿ Ou nós limpamos e expulsamos essas pessoas ou a população vai fazer o que não conseguimos fazer, nas eleições ¿ disse o relator que não ¿vê saída¿ para os deputados acusados de receberem recursos ilegais do PT por meio das empresas de Marcos Valério.

Para ele, ¿existe uma crise de confiança no governo e no Congresso¿, o que afeta a imagem do presidente e do Parlamento. Nesta semana, pesquisa Sensus mostrou que a maioria dos brasileiros acredita que a corrupção aumentou durante o governo Lula. Os números também mostram que as chances de reeleição do presidente, há pouco tempo considerado imbatível nas urnas em 2006, diminuíram.

Um dos deputados que tenta escapar do processo de cassação, José Dirceu, apresentou como testemunha de defesa o ex-presidente nacional do PT, José Genoino, que depôs ontem no Conselho de Ética. Ele se apresentou como testemunha de defesa do ex-ministro e reafirmou que nunca teve conhecimento dos recursos tomados de forma irregular pelo ex-tesoureiro, Delúbio Soares.

Genoino negou ter participado de reuniões com diretores do Banco Rural, instituição em que Marcos Valério movimentou dinheiro para os empréstimos ao partido. nem participou de reuniões com a direção da instituição. Seu depoimento contradiz as declarações da presidente do banco, Kátia Rebelo, que afirmou à CPI dos Correios ter participado de um encontro com Genoino, Valério e Delúbio. Genoino disse que conheceu Valério de ¿forma rápida¿, em encontros ocasionais na sede do PT em São Paulo, ou em algum ¿evento social¿.