Título: Greve da UnB
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 16/09/2005, Brasília, p. D2

A esta altura não há mais como negar que a greve da Universidade de Brasília tem todas as condições de se estender por um período relativamente longo. Embora ainda seja impossível fazer previsões, uma vez que os professores de várias faculdades deverão voltar a se reunir para fixar a posição definitiva que assumirão, tudo indica que a paralisação deve mesmo se expandir e se aprofundar. Como tivemos a oportunidade de lembrar anteriormente, existem razões fortes para a reação de funcionários e, em especial, de professores. Assim como conta com quadros altamente qualificados, a UnB proporciona-lhes pouco, em termos de condições de trabalho. Basta ver as dificuldades de alunos, professores e servidores para utilizar computadores e para acessar a internet. É algo de inimaginável em qualquer boa escola média de Brasília. Da mesma forma, pasme-se, ainda há aulas que dependem de giz e quadro-negro, coisa de 60 anos atrás. Uma faculdade privada de nível abaixo do discutível conta com material e equipamentos mais avançados. Sob esse ponto de vista, a UnB está na idade da pedra.

Ninguém se iluda, o foco da greve atual, como das anteriores, está mesmo nos salários. E, deve-se reconhecer, não são só inadequados para profissionais com essa qualificação. São irrisórios. As conquistas obtidas nas paralisações anteriores não bastaram para repor perdas que se acumulam ao longo do tempo. As correções feitas se dão a partir de bases muito reduzidas, por isso mesmo só multiplicando a insuficiência.

Mesmo assim, é preciso atentar para a falta da representatividade das assembléias que colocaram a UnB no rumo da greve. Menos de 15% do total de servidores estavam presentes à reunião que decidiu a paralisação da categoria. No caso dos professores, não chegava a 10%. Dos estudantes, menos ainda, uma proporção irrisória. Admita-se que se trata de proporção insuficiente para tomar decisão dessa gravidade, que atingirá de forma direta os milhares de alunos da UnB e, por essa via, toda Brasília.