Título: Concurso sai ainda este ano
Autor: Lorenna Rodrigues
Fonte: Jornal do Brasil, 16/09/2005, Brasília, p. D4

O concurso para a Câmara Legislativa sai este ano ou então nem eu nem o Chico Floresta somos reeleitos - afirmou o presidente da Casa, deputado Fábio Barcellos (PFL). Em discussão desde o ano passado, a realização do concurso era uma das plataformas da gestão de Barcellos, que prometeu a divulgação do edital para o primeiro semestre desse ano, o que ainda não aconteceu. O empecilho, desta vez, é a escolha da instituição organizadora. Nesta semana, a opção pela Fundação Cesgranrio foi dada como certa nos corredores da casa. Segundo o deputado Chico Floresta (PT), a decisão ainda não foi discutida pela mesa.

- Nós formamos uma comissão de servidores para analisar propostas de diversas instituições, e a comissão escolheu o Centro de Seleção e Promoção de Eventos (Cespe), da Universidade de Brasília. Temos que respeitar a decisão da comissão. O Cespe é uma instituição pública e, além disso, o custo com essa instituição é menor do que com a Cesgranrio - afirmou.

Floresta disse ainda que o Cespe reforçou seu esquema de segurança desde as denúncias de fraudes em concursos realizados pelo centro.

Apesar de a Fundação Cesgranrio ter ficado em segundo lugar na comissão que analisou as propostas, Barcellos defende a escolha da instituição carioca.

- O regimento prevê que a instituição escolhida não pode estar sob suspeição. O Cespe está sendo investigado pelo Ministério Público e pela Polícia Federal, o que coloca centro sob suspeita - acredita.

Barcellos acrescentou que a Câmara vai pedir à Cesgranrio que reduza o preço cobrado pela organização do concurso. Segundo o deputado, a Câmara não precisa fazer licitação para escolher a instituição organizadora, já que o concurso será custeado com o dinheiro da taxa de inscrição e não trará ônus para a Casa. A decisão sobre da instituição deve sair na terça-feira, quando haverá reunião da mesa diretora.