Título: PT cria esquema para dar quorum às eleições
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 18/09/2005, Brasília, p. D3

Cerca de 800 mil petistas de todo o País irão hoje às urnas para escolher o novo comando do partido para os próximos três anos. Além das executiva nacional, filiados também escolherão as novas cúpulas regionais. Aqui no DF, a expectativa é de que o quorum mínimo de votantes - 4,1 mil pessoas - seja alcançado. Até agora, pouco mais de 4 mil filiados estão aptos a participar do processo, mas quem estiver disposto a ajudar a escolher os dirigentes do partido poderá resolver sua situação financeira na hora de votar, em um dos 17 pontos espalhados pela cidade. O presidente nacional do PT, Tarso Genro, disse na semana passada que as eleições do PT são o acontecimento ''mais importante'' da vida partidária depois da própria fundação da legenda. No DF, seis chapas disputarão a presidência. O candidato Pedro Rodrigues anunciou durante o último debate entre concorrentes, na quarta-feira passada, que desistiria da chapa para apoiar Antônio Sabino Neto. Os dois vêm de movimentos populares e de base.

Sabino é o atual presidente da zonal de Taguatinga, uma das maiores do DF, e conta com o apoio das alas ligadas à igreja católica.

A grande disputa, no entanto, é esperada entre Chico Vigilante, do Campo Majoritário, e Chico Machado, com apoio de importantes figuras de seis correntes de esquerda. Vigilante, árduo defensor do governo Lula, pretende garantir que o partido não fará qualquer oposição ao Planalto. Já Machado tece fortes críticas à política conduzida pelo presidente. Sua candidatura cresceu com a instituição de um bloco de esquerda no Congresso. No entanto, o próprio Machado é criticado por ter um cargo no governo Lula: é funcionário da Secretaria Especial da Pesca.

Também concorrem à presidência do PT-DF Carlos Roberto, integrante do diretório regional e pertencente da zonal de Samambaia; o independente Chico Pereira; e Cláudio Santana, da corrente O Trabalho, considerada a mais radical entre os socialistas.

Os petistas que vivem no DF mas com residência eleitoral do PT e outros estados, também poderão participar do Processo de Eleições Diretas (PED) para escolher a executiva nacional. É necessário estar em dia com as contribuições partidárias e comparecer ao escritório nacional do PT, no edifício Brasília Trade Center.

PSDB - Hoje também é dia de evento tucano. As novas Executivas Regional e Zonais do PSDB tomam posse a partir das 12h durante um almoço na Churrascaria do Lago. Cerca de 1,5 mil filiados são esperados no evento, que também vai empossar as novas diretorias do Secretariado da Mulher, do Instituto Teotônio Vilela e da Juventude do PSDB-DF. Antes do almoço, está prevista ainda uma carreata da juventude, partindo do Centro de Convenções, passando pela Esplanada, Granja do Torto e terminando na Churrascaria do Lago.