Título: Dirceu admite 'responsabilidade política'
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 19/09/2005, País, p. A3

Ex-presidente nacional do PT, o deputado federal José Dirceu (SP) admitiu ''responsabilidade política'' na maior crise da história do partido e previu a recomposição das forças internas, com o surgimento de uma nova maioria, depois da eleição do partido no fim de semana. - Ao contrário de muitos da Executiva e da direção nacional do PT, não fujo das minhas responsabilidades. Não é da minha personalidade - declarou o deputado, sem dar nomes. Dirceu votou ontem de manhã no diretório zonal de Vila Mariana, em São Paulo.

Apesar de admitir responsabilidade, Dirceu acredita que não merece punição.

- Responsabilidade política teve todo o Diretório Nacional, toda a Executiva, todos os integrantes do PT. Cada um no seu grau devido. Cometemos erros e estamos respondendo por isso. Sou inocente, até agora não apresentaram nenhuma prova - afirmou.

Dirceu chegou ao diretório pouco após as 11h. Foi saudado por 15 petistas na porta.

- Você vai sair dessa - assegurou uma senhora depois de dar um forte abraço no ex-ministro. Na saída, contrangido, chegou a ouvir um ''pega, ladrão!'', grito que partiu de uma casa vizinha.

Dentro da pequena sala de votação, o ex-ministro encontrou Monica Valente, integrante da Executiva Nacional do PT e mulher do ex-tesoureiro Delúbio Soares, que deve ser expulso do partido. Os dois se cumprimentaram formal e rapidamente.