Título: Berzoini aposta no 2º turno
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 19/09/2005, País, p. A3

Ricardo Berzoini, candidato do Campo Majoritário à presidência do PT, admitiu a possibilidade de haver segundo turno nas eleições internas do partido. Ele votou num colégio na Zona Sul de São Paulo. - Se houver segundo turno, teremos mais três semanas de campanha. Faz parte da democracia - disse Berzoini.

Segundo ele, as disputas internas fazem parte da história do PT.

O PT escolheu ontem representantes dos diretórios municipais e estaduais em 12 Estados, em 4.683 cidades participantes.

Se nenhum dos candidatos atingir a quota de mais de 50% dos votos válidos, o estatuto do PT prevê um segundo turno, marcado para o dia 9 de outubro. O segundo turno também está previsto no caso de empate entre o segundo e o terceiro colocados, o que permite que três nomes disputem a presidência do PT em outubro.

A nova cúpula do PT assume a direção do partido no início de dezembro, quando a legenda realiza um encontro nacional. O presidente interino, Tarso Genro, acha que a posse da nova cúpula deve ser antecipada devido à crise política.

O ex-deputado Plínio de Arruda Sampaio, que disputa a presidência nacional do PT com o apoio da Ação Popular Socialista, espera que o partido saia renovado

- Espero que o resultado das eleições crie condições para a reconstrução do partido embora não saiba qual o impacto dessa crise nos filiados. São petistas que não circulam muito nas instâncias.

O candidato da Articulação de Esquerda à presidência do PT, Valter Pomar, disse que espera que o Campo Majoritário - corrente do ex-ministro José Dirceu e que controla o partido - saia derrotado nessas eleições.

- Tenho também a expectativa que o processo de eleições diretas resulte na perda de controle do Campo Majoritário sobre o partido para que exista uma renovação do PT - assegura Pomar.