Título: Enterro pode ser em Gaza
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 05/11/2004, Internacional, p. A8
O presidente Yasser Arafat poderia ser enterrado na Faixa de Gaza em vez de em Jerusalém, como é sua vontade, informaram fontes oficiais palestinas. As fontes acrescentaram que ''a Faixa de Gaza é um lugar com grandes possibilidades de sepultar o presidente se Israel insistir em proibir o enterro em Jerusalém''.
O ministro palestino das Relações Exteriores, Nabil Shaath, foi para a Faixa de Gaza e ali espera o primeiro-ministro Ahmed Qorei.
Fontes diplomáticas ocidentais disseram que vários chanceleres europeus preparam sua viagem aos territórios palestinos para assistir ao funeral de Arafat.
A segurança palestina se encontra em estado de alerta máximo. O primeiro-ministro israelense, Ariel Sharon, reiterou que impedirá por todos os meios que os restos de Arafat sejam depositados na mesquita de Al-Aqsa, em Jerusalém, como sempre pediu o símbolo do nacionalismo árabe.
O Exército israelense já discutiu as medidas para impedir o enterro de Arafat em Jerusalém. Militares disseram que foi criado um plano de contingência, que inclui a possibilidade de atuação em caso de protestos palestinos.