Título: Mega operação prende traficantes no Areal
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 05/11/2004, Brasília, p. D3

Depois de seis meses de investigações, a Polícia Civil desbaratou uma quadrilha de traficantes que atuava na região do Areal, próxima à Taguatinga. Onze pessoas foram presas na madrugada de ontem durante uma mega operação que mobilizou mais de 200 homens, de vários órgãos do GDF. As investigações tiveram início com a morte da empregada doméstica Ana Vilma da Silva, de 22 anos, usuária de drogas que foi esquartejada em fevereiro deste ano. O assassinato da jovem ainda é um mistério para a polícia, mas foi o pontapé inicial de um trabalho de investigação que levou para trás das grades um menor, considerado o chefe do tráfico na região.

A ação cinematográfica da polícia - chamada de Operação Deserto - contou com a ajuda do Departamento de Operações Especiais da Polícia Civil, Detran, Departamento de Polícia Federal e Corpo de Bombeiros. Com a ajuda de um helicóptero, as equipes chegaram à quadra 11 do Areal às 4h. Antes de planejar os trabalhos no local, o comando da operação pediu à 1ª Vara de Entorpecentes e Contravenções mandados de busca e apreensão para vasculhar 27 endereços.

- Durante meses monitoramos a ação dos traficantes e filmamos pessoas vendendo drogas. Com as provas em mãos, solicitamos o mandado de busca e apreensão e checamos os endereços suspeitos - explica Marco Antônio de Souza, delegado-adjunto da 21ª delegacia.

Durante a operação Deserto a Polícia encontrou 20 latas de merla, alguns pacotes de maconha, celulares clonados, dois revólveres calibre 38 e muitos objetos roubados, principalmente eletrodomésticos. Televisões, videocassetes e aparelhos de som foram levados à 21ª delegacia e muitos já foram reconhecidos pelos proprietários.

Entre as onze pessoas detidas estão traficantes da região, usuários e moradores flagrados com ligações clandestinas de energia em casa. Além de residências no Areal, a polícia também checou endereços no Riacho Fundo, Recanto das Emas e Samambaia.

Para o delegado-chefe da 21ª delegacia, Gerardo Carneiro, o material apreendido não foi expressivo mas a operação teve um saldo positivo: a prisão dos líderes do tráfico na região.

- Esta operação é uma prestação de contas com a sociedade, que cobrava uma ação efetiva para combater o crime organizado no Areal. Prendemos um menor que as filmagens indicaram como o líder do crime no local - explica Gerardo.

Os chefes do crime no Areal usavam crianças para transportar a droga e avisar sobre a chegada da polícia. O delegado garante que a investigação no local continua.