Título: Principais pontos do documento da Executiva Nacional do PT
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 20/09/2005, País, p. A3

Mídia versus PT ¿Nunca na história do regime democrático brasileiro um partido sofreu tamanha inquirição, duros e sitemáticos ataques de partidos oposicionistas, divulgados com a ajuda irrestrita da ampla maioria da mídia¿.

Ataques à oposição ¿Líderes políticos vinculados às eras Collor e FHC, principalmente do PSDB e do PFL, apresentam-se como os novos salvadores da nação, como se esta não conhecesse os seus métodos de governar e os seus vínculos com os reiterados ataques ao patrimônio público do país¿.

Uso eleitoreiro das CPIs ¿Tais parlamentares orientam os trabalhos das CPIs num sentido eleitoreiro, e o objetivo de investigar e punir dá lugar ao mero aproveitamento político midiático¿.

Irresponsabilidade ¿Comandantes da eleição de Severino Cavalcanti à presidência da Câmara, em quem votaram para derrotar o governo, mesmo que isso custasse o aprofundamento da crise de credibilidade das instituições democráticas, hoje sequer pedem desculpas à nação pela sua postura irresponsável¿.

Corrupção sistêmica ¿As denúncias da oposição configuram um processo covarde, pela massificação dos meios de ataque. E pretende criminalizar o PT como organização partidária e apresentá-lo como uma fraude ética e política, para no fim excluir o partido do cenário político nacional, e fazer o povo esquecer a corrupção sistêmica que a elite implantou no país¿.

Chantagem pública ¿O PT não pode assistir a esta formidável chantagem pública contra a sua própria existência, que alcança uma dimensão manipulatória só semelhante àquela que elegeu Collor em 89. O PT e todos os que defendem a democracia devem reagir ao golpismo midiático que pretende inviabilizar o mandato legítimo do Presidente Lula¿.

Campanha totalitária ¿O Partido deve iniciar mobilizações regionais, visando esclarecer a opinião pública sobre os objetivos do denuncismos em curso, inclusive estabelecendo diálogo com aqueles órgãos de comunicação regionais e nacionais, que não estejam inseridos voluntariamente nesta campanha de massificação totalitária da opinião contra o governo Lula e o PT¿.