Título: Doleiro vai depor hoje em três CPIs
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 20/09/2005, País, p. A6
O doleiro Antonio Oliveira Claramunt, o Toninho da Barcelona, vai depor hoje nas CPIs dos Bingos, do Mensalão e dos Correios. Preso em Avaré (SP) sob acusação de lavagem de dinheiro, o doleiro acusou políticos do PT de operar contas no exterior em 2002 e 2003. - Temos a informação de que ele quer falar mais - disse ontem o senador Efraim Morais (PFL-PB), que é presidente da CPI dos Bingos.
Ao contrário do que ocorreu no depoimento informal à CPI dos Correios em 16 de agosto, em São Paulo, Toninho da Barcelona será ouvido com autorização do juiz corregedor do Departamento de Execuções Criminais, Pedro Paulo Ferronato.
Ao aceitar o pedido da CPI dos Bingos, o juiz determinou que Barcelona fosse escoltado e a segurança do Senado foi reforçada para recebê-lo. Ferronato afirmou que autorizou o depoimento de Barcelona na Justiça Federal em Curitiba, no processo em que é investigado o envio ilegal de dinheiro por meio das contas CC-5 do Banestado.
Em seu depoimento informal à CPI dos Correios, o doleiro disse, sem apresentar provas, que o ministro da Justiça Márcio Thomaz Bastos remeteu dinheiro para o exterior e prometeu detalhar operações do presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, no MTB Bank.
O presidente do BC respondeu que ''nunca fez remessas ilegais para o exterior''. Bastos divulgou que movimentou no exterior R$ 15,5 milhões, de 1994 a 2003, e pagou R$ 1,09 milhão à Receita Federal.
Com Folhapress