Título: Janene: pensão por invalidez
Autor: Renata Moura
Fonte: Jornal do Brasil, 22/09/2005, País, p. A5

A lista que começou com 18 representados no Conselho de Ética da Câmara diminui a cada dia. A cassação do ex-deputado do PTB, Roberto Jefferson e a renúncia do ex-deputado do PL, Carlos Rodrigues, reduziram a lista para 16 nomes. Outro deputado que corre para sair da lista dos investigados na Corregedoria da Casa é o líder do PP, José Janene (PR).

Janene integra a lista dos cassáveis porque seu ex-assessor João Cláudio Genu aparece como sacador de R$ 4,1 milhões das contas de Marcos Valério. Na segunda-feira passada, o deputado fez um consulta à Diretoria-Geral da Casa para ver quais as possibilidades de solicitar aposentadoria compulsória alegando uma cardiopatia grave.

Janene nega que a possibilidade de pedir aposentadoria seja uma estratégia para evitar a renúncia e sair sem ser investigado pelo Conselho de Ética. Segundo assessores próximos ao líder do PP, a consulta à diretoria da Casa só aconteceu porque ele estaria seguindo orientação de médicos.

O líder do PP, informaram seus assessores, passa por um tratamento cardíaco e deve pedir licença médica até a próxima semana. Se a aposentadoria for concedida, ele receberá R$ 12.870 mensais, equivalente ao salário de deputado.