Título: Planalto fica em alerta
Autor: Kelly Oliveira e Sérgio Pardellas
Fonte: Jornal do Brasil, 22/09/2005, País, p. A7

A pesquisa que revelou descrédito da avaliação popular sobre o governo Lula foi realizada entre os dias 8 a 12 desse mês, época em que já havia estourado a denúncia de pagamento de mensalinho pelo ex-presidente da Câmara Severino Cavalcanti ao dono do restaurante Fiorella, Sebastião Augusto Buani. Foram ouvidos 2002 eleitores em 143 municípios. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais e o grau de confiança é de 95%. A pesquisa Ibope/CNI, divulgada ontem, acendeu o sinal vermelho no Planalto. Embora considere o quadro passível de ser revertido no próximo ano, por avaliar que pesquisa reflete o momento, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva exortou ministros e líderes na Câmara e Senado a saírem em defesa do governo.

¿ A pesquisa nos mostrou que uma reação é necessária. A reeleição é possível. Mas o governo precisa sair do imobilismo no que se refere à defesa do próprio governo ¿ afirmou ontem um auxiliar do presidente.

Assimilado o recado, ontem mesmo o ministro Luiz Dulci, da Secretaria-Geral, saiu a campo. Em entrevista a a jornalistas de 12 rádios, disse que Lula irá anunciar nos próximos dias um pacote de medidas capazes de impulsionar a econômica.