Título: Administração das telefônicas intriga relator
Autor: Hugo Marques
Fonte: Jornal do Brasil, 23/09/2005, País, p. A2

O relator Serraglio não se convenceu sobre as explicações de Dantas para as intrincadas cadeias societárias que levaram o Opportunity a controlar as telefônicas, mesmo tendo minoria nas participações acionárias. Serraglio não acha possível a um fundo de pensão firmar um contrato com administração nas mãos de terceiros que ''não detêm controle''. - É outro mundo. Não me convenço da possibilidade de fundos com valores altíssimos serem confiados a quem não tem minimamente condição de decidir - disse Serraglio.

O deputado José Eduardo Cardoso (PT-SP) chamou a atenção para o momento em que o banqueiro sustentou que os fundos de pensão se posicionaram contrários à ação judicial que a BrasilTelecom impetrou para obter o ressarcimento de perdas e danos, contra a Telecom Itália, por eventuais prejuízos causados durante a venda da Companhia Riograndense de Telecomunicações (CRT).

- Me chamou a atenção a resposta dele. Os fundos de pensão não foram atrás de um prejuízo? Acho que há muita coisa que, com base no depoimento do senhor Daniel Dantas, nós vamos ter que investigar - disse Cardoso.

No fim da noite de quarta, o banqueiro reafirmou ter recebido pressão do ex-ministro das Comunicações Pimenta da Veiga em torno da disputa do Opportunity com a Telecom Itália pelo controle da Brasil Telecom. Depois, Dantas disse à CPI que estava passando mal e o depoimento foi encerrado. Um dos assessores do banqueiro comentou que Dantas tem uma dieta somente à base de tomate e palmito e não estava suportando fisicamente o depoimento.