Título: Família já faz campanha pela eleição de Severino
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 23/09/2005, País, p. A4

A família de Severino Cavalcanti (PP-PE) já começa a se articular para ele reconquistar o mandato nas eleições do ano que vem. Na linha de frente, está Amélia Cavalcanti, mulher do ex-presidente da Câmara, que renunciou anteontem.

Na segunda-feira mesmo, dois dias antes da renúncia do marido, ela ligou para prefeitos e correligionários de Severino em Pernambuco de olho na viabilidade da candidatura do marido.

-A política está no sangue da gente e a mamãe sempre entra na disputa para valer - contou José Maurício, filho de Severino e Amélia.

ntem, no entanto, o dia foi de repouso para o casal, que fez cirurgia de catarata em uma clínica de Brasília.

Severino e Amélia hospedaram-se na casa de uma amiga da família depois de ambos serem operados no olho esquerdo (três semanas atrás, já haviam sido submetidos a cirurgia no olho direito).

A intervenção médica foi realizada às 8h pelo médico Leonardo Akaishi. Hoje eles devem voltar para o apartamento funcional de Severino, onde passaram a noite de ontem, após a renúncia.

O ex-deputado tem direito de usar o imóvel até um mês depois de seu pedido de renúncia. Parte da mudança da família já foi feita. Severino levou apenas objetos pessoais para a residência oficial.

O ex-presidente da Câmara pretende viajar para Recife até domingo. No entanto, isso vai depender de nova consulta médica que ele e Amélia devem fazer ainda hoje para checar o resultado das cirurgias de catarata.

Segundo José Maurício Cavalcanti, Severino deseja descansar alguns dias em Recife antes de iniciar visitas a municípios no interior de Pernambuco.

- Meu pai é muito positivo. Sabe que nada acontece por acaso, afirmou.

Um dia após a renúncia do deputado Severino Cavalcanti ao seu mandato parlamentar, o suplente da sua vaga por Pernambuco tomou posse na tarde de ontem.. O novo deputado é do PSDB e é conhecido como Carlos Batata. Seu nome verdadeiro é Antônio Carlos Vieira dos Santos.

Batata é formado em Medicina Veterinária, pela Universidade Federal Rural de Pernambuco e também fez medicina, sem completar o curso.

De acordo com os dados divulgados pela Câmara, o suplente de Severino é nascido na cidade pernambucana de Garanhuns em 13 de junho de 1959 e teve como ponto alto da sua carreira política a prefeitura do município de Capoeiras (PE), entre 1989 e 1992.

Carlos Batata já foi investigado pela polícia porque teria emitido 14 cheques sem fundo.

Severino Cavalcanti renunciou na quarta-feira à presidência e ao mandato parlamentar. No final de seu discurso de renúncia, ele disse que voltará e que será absolvido pelo povo.

- Todos seremos, muito brevemente, julgados pelo povo. Para quem dedicou sua vida à política, esse é o julgamento que conta, a sentença que importa. Voltarei. O povo me absolverá - disse.

Acusado de receber propina para prorrogar a concessão de um restaurante da Câmara, Severino negou a propina e disse que sai do Congresso da mesma maneira que chegou: endividado.