Título: Campos: nova eleição à vista
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 23/09/2005, País, p. A6

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) decidiu manter a cassação do prefeito de Campos, Carlos Alberto Campista. O prefeito foi cassado por irregularidades durante a campanha. Quem está no cargo atualmente é o presidente da Câmara de Vereadores de Campos, Alexandre Morcaider. O TRE vai marcar uma nova eleição no município caso Campista não entre com recurso no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A decisão em manter a cassação foi aprovada por seis votos a zero.

As eleições municipais de 2004 em Campos foram marcadas por denúncias de irregularidades. No domingo da votação, duas emissoras de rádio e uma de TV a cabo foram tiradas do ar pela Justiça Eleitoral por terem feito propaganda ilegal para Campista e o seu adversário Geraldo Pudim, vice-prefeito da cidade, apoiado pela governadora Rosinha Matheus e pelo marido, Anthony Garotinho (PMDB).

Na semana anterior ao pleito, o atual prefeito, Arnaldo Vianna (PDT), ex-aliado do casal Garotinho, foi afastado do cargo por determinação do Tribunal de Justiça e em seu lugar Pudim assumiu as funções de prefeito, mesmo sendo candidato.

Eleito, Carlos Alberto Campista foi confirmado como prefeito pelo Tribunal Regional Eleitoral, já que o TRE havia cassado o registro de Pudim. De acordo com a jurisprudência, o fato de Pudim ter ocupado um cargo do executivo no período eleitoral impugnava sua candidatura. Este ano, a juíza Denise Appolinária dos Reis Oliveira, que apontou 12 crimes eleitorais em Campos, acusou o casal Garotinho de ''abuso de poder político nas eleições''.