Título: MEC muda regras de crédito
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 23/09/2005, País, p. A7
Os critérios de seleção e classificação dos candidatos ao Fies (o financiamento destinado a estudantes de instituições particulares de ensino superior) ganharam mais um item neste ano: o desempenho do aluno durante a faculdade. Em 2004, o Ministério da Educação já havia ampliado essa lista com a inclusão da raça do candidato.
As regras do programa para 2005 estão na portaria 3.224, publicada ontem no Diário Oficial da União. Pelo calendário, os estudantes interessados em obter um financiamento poderão se inscrever entre os dias 10 e 28 do próximo mês na internet (www3.caixa.gov.br/fies).
As instituições de ensino devem fornecer meios de o aluno ter acesso a computadores. A partir do dia 3, as instituições devem firmar um termo de adesão com o governo federal.
Segundo a portaria, no ato de inscrição, o aluno deverá informar sua média no último período letivo (chamada de coeficiente de desempenho discente), que consta no histórico escolar.
Serão usados três conceitos na seleção do Fies: A para os alunos que tenham obtido média igual ou maior que 9; B para os que tiveram entre 7 e 9 e C para os que ficaram com menos de 7 ou não tenham concluído um período.
Segundo o diretor do Departamento de Modernização e Programas da Educação Superior do Ministério da Educação, Celso Ribeiro, essa é uma forma de valorizar o desempenho dos estudantes na graduação.
A média também será o primeiro critério em casos de empate. Outros itens considerados para a seleção são, por exemplo, o fato de o estudante ter cursado o ensino médio na rede pública, se a família tem ou não casa própria e a renda familiar mensal.
Outra mudança neste ano é que os financiamentos que antes chegavam a 70%, serão agora de até 50% das mensalidades. O objetivo é ampliar o número de beneficiados, que, segundo o MEC, poderá chegar a 100 mil. O financiamento é feito por meio da Caixa Econômica Federal, com juros de 9% ao ano.
Desde que foi criado, em 1999, o Fies beneficiou 320 mil estudantes de instituições particulares de ensino superior em todo o país..
Após essa seleção, os alunos ainda têm de passar por uma entrevista.