Título: Recorde de inscritos no Enem
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 26/09/2005, País, p. A6

Cerca de 3 milhões de estudantes de todo o país fizeram ontem Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e, na avaliação dos organizadores, o exame ocorreu com tranqüilidade em 730 municípios do País. Este ano, o número de inscritos representou um aumento de 93% em relação ao ano passado, de acordo com o Ministério da Educação (MEC). Fizeram a prova alunos que estão completando este ano o ensino médio ou já concluíram a etapa em anos anteriores. Segundo o coordenador nacional do Enem, Dorivan Ferreira, o principal motivo desse crescimento é o interesse dos alunos que já haviam concluído o ensino médio em fazer a prova. Isso por que participar do Enem é um dos requisitos para concorrer a uma bolsa de estudo integral ou parcial do Programa Universidade para Todos (ProUni). O coordenador do Enem conta que a nota do exame também é usada por cerca de 500 instituições de ensino superior de todo o país como um dos critérios para ingresso nos cursos de graduação.

A redação teve como tema Trabalho Infantil no Brasil. O assunto não agradou aos que esperavam falar sobre a política nacional, e assuntos como corrupção, mensalão e as Comissões Parlamentares Mistas de Inquérito (CPIs).

Ana Carolina Martins, de 17 anos, já concluiu o 2º grau e afirmou que o trabalho infantil não é um tema atual.

- Existe desde que existe gente. O que está em alta é mensalão e o referendo sobre armas - reclamou.

- O tema da redação me surpreendeu, eu achei que fosse política pelo que a gente está vivendo no país - disse Eduardo Gonçalves, de 22 anos, que pretende ser médico. Para ele, o tema escolhido permitiu ''falar das coisas que estão mais escondidas no Brasil''.

Os participantes também responderam a 63 questões de múltipla escolha. A partir de 16 de novembro, os participantes receberão no endereço indicado o Boletim Individual de Resultados, que estará na internet. Constarão, nesse boletim, duas notas: uma para a parte objetiva da prova e outra para a redação e, ainda, uma interpretação dos resultados obtidos para cada uma das cinco competências avaliadas. Só os alunos que informaram o número do CPF na ficha de inscrição terão acesso exclusivo pela internet ao Boletim Individual de Resultados.