Título: Aliança Francesa faz comemoração
Autor: Lorenna Rodrigues
Fonte: Jornal do Brasil, 25/09/2005, Brasília, p. D1
Um pouquinho da cultura francesa será destaque em Brasília nos próximos dias. A Aliança Francesa escolheu Brasília para ser a sede principal das comemorações dos 120 anos da escola no Brasil. Serão três dias de comemorações, com exposições, jantar de gala e um congresso. - Participam das comemorações diretores da escola na França e representantes do ministério de relações internacionais francês - conta a diretora da Aliança Francesa de Brasília, Françoise Valieré.
O Colóquio das Alianças começa amanhã com palestras de representantes de empresas francesas no Brasil. Á noite, um jantar para convidados será preparado especialmente por chefes da famosa escola de culinária francesa Le Cordon Bleu. Na terça-feira, novas palestras com professores da Universidade de Lyon e oficinas fazem parte da programação.
Ás 20h, a comemoração será na Sala Villa-Lobos do Teatro Nacional Cláudio Santoro. Em apresentação única, a Orquestra Sinfônica do Teatro recebe a visita do violinista francês François Sochard, considerado o primeiro violonista do Conservatório Nacional Superior de Música e de Dança de Paris.
Primeira escola de línguas de Brasília, a Aliança Francesa tem hoje 2 mil alunos na cidade, perdendo apenas para São Paulo e Rio de Janeiro. Segundo o coordenador cultural da escola, Victor Ribeiro, o número de alunos aumentou 30% nos últimos três anos.
- A França e o Brasil mantém muitos negócios em várias áreas como telefonia e alimentos. A procura dos alunos aumentou muito, temos empresas inteiras que matriculam seus funcionários nos cursos - conta.
Ribeiro lembra que, apesar de o Francês não ser mais considerado a língua mundial, o idioma ainda é muito procurado no Brasil.
- Somos o segundo país do mundo que mais estuda francês, temos 30 mil alunos, só perdendo para o México, que tem 32 mil estudantes da lígua - afirma.