Título: Contaminação persiste, diz perito
Autor: Gustavo de Almeida
Fonte: Jornal do Brasil, 26/09/2005, Rio, p. A13

O defeito em um equipamento da Reduc, Refinaria da Petrobrás em Duque de Caxias causou danos a moradores de oito bairros no Lote 15 em Duque de Caxias e em Belford Roxo. O pó branco foi caracterizado na época como alumínio silicato de sódio e vazou de um regenerador, equipamento que é usado no processo final de refino de combustível. Várias pessoas ficaram com coceiras no corpo, irritação nos olhos e na garganta. O pó estava depositado sobre os telhados, plantas, carros e móveis das casas da região atingida. Apesar de terem se passado quatro anos do acidente, o perito Moysés Alberto M. afirma que o catalisador ainda é encontrado na terra.

- O material se espalhou ao vento e ficou depositado em telhados e árvores. É possível que o produto ainda continue sendo derramado, e contaminando o lençol freático, ou seja, atingindo até a água que é consumida em poços da baixada - diz o perito, para quem 90 mil pessoas foram atingidas.

O advogado Inácio Esteves afirma que perto de 2 mil pessoas estão planejando cerca de 800 ações judiciais contra a estatal.

- Os médicos que atenderam na época deveriam ter realizado um mineralograma, um exame de sangue mais detalhado - diz o advogado.