Título: Intoxicação com risco de câncer
Autor: Gustavo de Almeida
Fonte: Jornal do Brasil, 26/09/2005, Rio, p. A13

O níquel é altamente tóxico quando em exposição aguda ou crônica. Pode provocar perda de peso, afeta os nervos cardíacos e respiratórios. A literatura menciona que há o aumento da incidência do câncer de pulmão, a partir de inalação de sílica livre cristalina resultante da exposição ocupacional ou aguda. O cromo não existe naturalmente em nenhum organismo. Tampouco desempenha função - nutricional ou bioquímica - em microorganismos, plantas ou animais. A presença destes metais em organismos vivos é prejudicial em qualquer concentração. A ingestão de cobre e zinco além do necessário ao bom funcionamento do organismo é considerada tóxica. O cádmio é um metal muito atacado pelos ácidos, mesmo pelos mais fracos, como por exemplo, os ácidos orgânicos dos alimentos. Quanto ao alumínio, é encontrado em nível elevado no cérebro de pacientes com o Mal de Alzheimer.

Segundo o perito Moysés Alberto M., os metais pesados, quando absorvidos pelo ser humano, são depositados no tecido ósseo e gorduroso e deslocam minerais nobres dos ossos e dos músculos para a circulação.

O Jornal do Brasil procurou a Petrobras na semana passada para saber a posição da empresa em relação ao acidente. A Assessoria de Comunicação informou que ''a Petrobras prefere não se manifestar sobre o caso enquanto a questão estiver em discussão na Justiça''.