Título: Vaidade, teu nome é Mãe
Autor: Bruno Rosa
Fonte: Jornal do Brasil, 25/09/2005, Economia & Negócios, p. A22
Os tempos em que ser mãe abalava a auto-estima das mulheres ficaram para trás. De acordo com pesquisa desenvolvida pela Coppead-UFRJ, a experiência da primeira gravidez faz com que elas intensifiquem o uso de cosméticos como cremes e condicionadores. Atentas à demanda, as principais empresas do setor de higiene e beleza lotam as prateleiras com itens criados exclusivamente para elas. Segundo o estudo, desenvolvido pela economista Marcela Teixeira Lopes, essas mulheres são extremamente curiosas sobre novos produtos. E tornam-se mais exigentes em relação à vaidade como forma de compensação. Ainda segundo o levantamento, feito de forma qualitativa, elas intensificam o uso de itens para voltar o mais rápido possível ao corpo original antes da maternidade. O tempo, no entanto, é dividido com os cuidados do bebê.
¿ As mulheres utilizam mais produtos de cosméticos, em especial os hidratantes, como forma de se prevenir de problemas oriundos da gravidez. No entanto, é após o nascimento de seus filhos que sua relação com a beleza parece mudar de forma mais significativa, pois as entrevistadas mostram-se divididas entre a busca de seus ideais de beleza e o cuidado com os filhos ¿ endossa Marcela, lembrando que as mulheres passam a associar diretamente o conceito de beleza às características físicas.
O uso de produtos de beleza aparece como um ritual de consumo, fazendo parte de suas rotinas. Segundo Marcela, elas admitem que ¿não abrem mão¿ do uso de cosméticos e que ¿não vivem sem eles¿. Durante a análise, continua Marcela, uma das entrevistadas questionou o discurso de uma amiga que estava na mesma fase do seu ciclo de vida, ao dizer que não usava cosméticos.
¿ O fato de não saber usar maquiagem é considerado, na avaliação dessas mulheres, com um ¿distúrbio¿. É importante lembrar que o fator financeiro, falta de hábito e preguiça surgem como elementos que atrapalham os cuidados ¿ completa.
Desde que o pequeno Francisco nasceu, há quatro meses, a mãe Mariana Menezes Côrtes, arquiteta de 29 anos, vem cuidando do corpo com cosméticos que previnem estrias e rachaduras nos seios.
¿ Sempre usei hidratantes, mas com a gravidez intensifiquei o uso dos cosméticos para evitar flacidez e estrias. Agora, que sou mãe, uso cremes mais suaves no corpo ¿ disse Mariana, enquanto comprava novos produtos na Época Cosméticos, no Rio Design Leblon.
Para o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec), João Carlos Basílio, as empresas do setor intensificam a cada ano o lançamento desses itens no comércio. Basílio lembra que há dez anos não existiam produtos para esse tipo de público.
¿ Entre renovações e novos lançamentos, a indústria de cosméticos lança cerca de 3 mil itens por mês ¿ diz Basílio.
Leonardo Gomes, supervisor de vendas da Expo Bebê & Gestante, a maior feira do país, acredita que o conceito de qualidade de vida influencia na decisão das mulheres.
¿ A procura tem aumentado bastante. Este ano teremos a Casa Granado, Exalta Cosméticos e Drogasmil ¿ diz Gomes. A feira acontece entre os dias 4 e 9 de outubro, no pavilhão 2 do Riocentro, das 14hs às 22hs. A entrada é franca e a organização do evento disponibilizou vans, que saem do BarraShopping, para os visitantes.