Título: Credores da Varig formam comitê
Autor: Rafael Rosas
Fonte: Jornal do Brasil, 25/09/2005, País, p. A6

O processo de recuperação judicial da Varig viveu ontem o seu primeiro grande teste. Credores da companhia aérea escolheram dois representantes do comitê que acompanhará os trabalhos para reestruturação da empresa.

O Aerus, que tem créditos de R$ 1,814 bilhão com o Grupo Varig, escolheu o titular e os dois suplentes entre os credores com garantias. O fundo de pensão terá como representante Erno Dionísio Brentano, atual administrador especial do Aerus para os planos patrocinados pela Varig. Como suplentes, os indicados foram Odilon Junqueira, diretor-presidente do Aerus, e Rudolf Christian Pfeifer.

Na classe três, a de credores sem garantias, Aerus e Infraero se uniram para indicar os nomes de Adenauher Figueira Nunes, diretor financeiro da Infraero, como titular. Os suplentes, também da cúpula da estatal, serão Joselino Guilherme de Araújo, e o diretor Mauro Roberto Pacheco de Lima.

A principal briga aconteceu entre os credores trabalhistas e envolveu os sindicatos de classe contra as associações de trabalhadores da Varig. O impasse impediu a escolha dos representantes dos trabalhadores.

Na sexta-feira, uma decisão do juiz Luiz Roberto Ayoub, do Tribunal de Justiça do Rio, determinou que os sindicatos poderiam representar apenas os seus associados com crédito a receber da companhia e não a totalidade dos funcionários. Na prática, a decisão significaria que o Trabalhadores do Grupo Varig (TGV), que representa quatro associações de funcionários da empresa, escolheria os três representantes da classe um.

Revoltados com a decisão, os sindicalistas não assinaram a presença na assembléia, o que impossibilitou o quórum de 50% mais um voto para a classe um.

No fim da assembléia, tanto sindicatos, quanto o TGV prometeram buscar a Justiça já na segunda-feira para resolver o impasse.