Valor Econômico, v. 20, n. 4884, 21/11/2019. Brasil, p. A8

Desmatamento é questão ‘cultural’, diz Bolsonaro

 Matheus Schuch


O presidente Jair Bolsonaro afirmou ontem que o desmatamento de florestas no Brasil é uma questão “cultural”. Diante do avanço da área desmatada, divulgado no início da semana, o presidente afirmou que uma das providências que o governo deve adotar é a titularização de terras, para facilitar a identificação dos responsáveis por atividades ilegais.

“Você não vai acabar com o desmatamento nem com as queimadas, é cultural”, afirmou o presidente. “Nós queremos é titularizar as terras, daí uma vez havendo o ilícito, você sabe quem é o dono da terra, hoje em dia você não sabe.”

O presidente disse que editará uma medida provisória sobre a regularização de terras na região. O texto deverá prever a autodeclaração, em que o próprio interessado determina onde exatamente é a propriedade, qual o tamanho e há quanto tempo ocupa a área.

Entre agosto de 2018 e julho deste ano, o sistema de monitoramento Prodes, do próprio governo federal, mostrou que foram destruídos 9.762 quilômetros quadrados de área na região amazônica, aumento de 29,5% em comparação com o mesmo período anterior.

Em entrevista a jornalistas, Bolsonaro também comentou a promulgação do acordo entre o Brasil e os Estados Unidos sobre o uso da Base de Lançamentos de Alcântara, publicada na edição de ontem do “Diário Oficial” da União. “Agora estamos em condições de fazer lançamento, o mundo se interessa porque é mais barato operar lá.”