Título: As ''ciretes'' do corregedor
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Fonte: Jornal do Brasil, 27/09/2005, País, p. A3
Os principais corredores do Congresso ontem estavam tomados por cerca de 50 meninas, com idade entre 15 e 20 anos, contratadas para pedir votos em favor de Ciro Nogueira (PP-PI) na corrida pela sucessão de seu padrinho político, Severino Cavalcanti (PP-PI). Rapidamente apelidadas de ''ciretes'' pelos servidores da Casa, as meninas passaram a manhã caminhando pela Câmara com camisetas confeccionadas com uma logomarca trazendo o nome do corregedor, nas cores da bandeira brasileira. ''Ciro, 513 líderes e um compromisso: trabalhar pelo Brasil'', dizia o slogan.
Além das camisetas, a idéia era que elas também distribuíssem broches e panfletos, mas a campanha foi abortada por determinação do presidente interino da Casa, José Thomaz Nonô (PFL-AL), que alertou Ciro sobre uma regra acordada na semana passada que vetava publicidade ostensiva nas eleições.
- Os bottons é lógico que são permitidos, acho que o que não é permitido são as moças distribuírem isso - disse Ciro, ao protocolar sua candidatura, ao lado de Nonô, por volta das 11h15.
- Acho que o Ciro não sabia da vedação à publicidade, mas assim que conversamos ele me disse que ia tirar o pessoal daqui - afirmou Nonô.
Diante do impasse, Ciro determinou que suas apoiadoras fossem para o aeroporto continuar a campanha à espera dos deputados que desembarcavam em Brasília. Pelo dia de trabalho, cada uma recebeu R$ 60. O grupo de promotoras foi contratado pela empresa Staff Cerimonial, que organiza eventos e festas de debutantes. A empresa se recusou a dar dados do contrato.
Além do afilhado político de Severino, dois outros candidatos à presidência da Câmara também vêm fazendo propaganda. Luiz Antonio Fleury Filho (PTB-SP) caminhou pela Casa distribuindo panfletos com os dizeres ''Vamos com Fleury'' e ''O Brasil merece respeito''.
Já João Caldas (PL-AL), quarto-secretário da Mesa, preparou panfletos colocando-se como um ''ponto de equilíbrio'' dentro da Câmara. Ele quer ter votos de governistas e oposição. Investindo em publicidade, os impressos do candidato do PL diziam ''João Caldas. Bom para o governo, bom para a oposição, bom para o Brasil''. Ele também criou um blog de sua candidatura na internet. (F.P.)