Valor Econômico, v. 20, n. 4884, 21/11/2019. Política, p. A12

Aliança pelo Brasil deve ter Bolsonaro e Flavio como presidente e vice
Fabio Murakawa e Matheus Schuch


Novo partido do presidente Jair Bolsonaro, o Aliança pelo Brasil começa a nascer hoje, em um evento para cerca de 500 convidados em um hotel de luxo em Brasília. O partido surge com a promessa de seguir as regras de transparência que o presidente tentou impor ao PSL, ficará sob comando da família e já tem o número que pretende usar na urna, o 80. Mas ainda depende de um processo de coleta de assinaturas, a ser analisada pela Justiça Eleitoral.

O presidente passou a tarde de ontem com aliados discutindo o estatuto e outros detalhes relacionados ao partido. Bateu o martelo sobre o número no início da noite. Segundo fontes próximas a ele, o número 80 “representa o símbolo do infinito, duas alianças e é fácil de digitar”.

A expectativa do entorno do presidente é que milhares acompanhem o ato por meio de um telão a ser instalado nos jardins do hotel onde acontecerá o ato.

Além de uma festa para celebrar o partido bolsonarista, o evento será também o primeiro passo formal para a criação da legenda.

Os fundadores aprovarão o estatuto do partido e elegerão a sua diretoria. A tendência é que Bolsonaro seja eleito presidente da legenda. O vice deve ser seu filho primogênito, o senador Flávio Bolsonaro (RJ), que a exemplo do pai se desfiliou recentemente do PSL.

Até a noite de ontem, Bolsonaro ainda avaliava a possibilidade de se licenciar do comando do partido, deixando o timão do Aliança nas mãos de Flávio.

Além de presidente e vice, serão eleitos o secretário-geral, o tesoureiro, e os vogais da legenda. Além disso, deverá haver um número mínimo de 101 pessoas para assinar o “apoiamento” ao partido - não se fala em filiação, porque a legenda ainda não estará efetivamente criada.

Obter esses “apoiamentos” não deve ser problema. A advogada Karina Kufa, que trabalha para Bolsonaro e está engajada no processo de criação da Aliança, afirmou ontem que a fila de espera de convidados para o ato superava mil pessoas - o dobro da capacidade do auditório.

“Acho que a gente deveria ter escolhido um lugar maior”, disse Kufa na noite de ontem ao deixar o Palácio do Planalto. “A expectativa do evento inicial era fazer uma convenção para os fundadores. Mas virou um evento muito maior do que a gente esperava. ”

Segundo ela, está previsto um discurso de Bolsonaro do lado de fora do hotel após a convenção. Fontes a par do assunto afirmam que o presidente decidiu falar de improviso tanto do lado de dentro como do lado de fora do ato.

A próxima etapa será registrar a documentação elaborada no ato em um cartório eleitoral.

O material será, em seguida, encaminhado ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A partir daí, começa a coleta de assinaturas.

Advogado de Bolsonaro, o ex-ministro do TSE, Admar Gonzaga, estima que em um mês o Aliança já terá mais do que as cerca de 500 mil assinaturas necessárias para viabilizar a criação do partido.

“A gente em um mês tem dois milhões de assinaturas nos cartórios eleitorais”, disse Gonzaga.

Ele negou a possibilidade de coleta de assinaturas digitais, como chegou a ser cogitado. Ainda há incertezas quanto a esse tipo de procedimento. O TSE deve julgar na próxima semana a possibilidade de coleta de assinaturas por meio eletrônico para a criação de uma nova legenda.

O Aliança pelo Brasil terá prestação de contas online e preverá, em seu estatuto, regras de compliance para a gestão da legenda. “O estatuto vai ser o primeiro do Brasil a ter compliance como regra obrigatória. Toda prestação de contas será online, tudo vai ficar aparente. A pessoa verá despesa tal, documento fiscal ao lado”, disse Gonzaga ao Valor [será feito] da forma mais transparente possível. Todo mundo vai saber de tudo onde foi gasto cada centavo no partido. ”

Segundo Kufa, será vetada a contratação de empresas de parentes nas compras do partido. “O que será feito, na verdade, é um manual orientando não só o diretório nacional, mas os estaduais e os municipais de como se deve proceder para fazer compras, despesas”, disse Kufa.