Título: P-Sol cresce com ex-petistas
Autor: Daniela Dariano e Paulo Celso Pereira
Fonte: Jornal do Brasil, 27/09/2005, País, p. A5

A presidente nacional do P-Sol, senadora Heloísa Helena (AL), recebeu ontem com tranqüilidade a notícia da filiação de deputados e intelectuais ao P-Sol. A debandada não era uma novidade e há muito era prometida.

- Vínhamos conversando há bastante tempo, sabendo respeitar todos os passos e avaliações que estavam sendo feitas. Saberemos acolher com generosidade os novos militantes que conosco estarão construindo um espaço da esquerda socialista - disse.

O P-Sol, que conseguiu o registro no TSE há duas semanas, foi fundado pela senadora junto com os deputados Babá (RJ) e Luciana Genro (RS), expulsos do PT no fim de 2003. Heloísa Helena evitou comemorar a chegada dos novos deputados, mas ressaltou a importância do fortalecimento do novo partido.

- Humildemente estamos nos propondo a construir um abrigo que não se vende para ser aceito no convescote do capital. Até porque a história da esquerda socialista democrática não se inicia nem termina no PT - defendeu a senadora.

Com as novas adesões, o P-Sol fica com sete deputados e dois senadores, se igualando ao tamanho do PV na Câmara. Mas a senadora evita falar em números, prefere comentar a trajetória do partido:

- Temos uma grande travessia no deserto e estamos sempre encontrando andarilhos que se dedicam à causa do socialismo com liberdade. Saberemos acolhê-los com generosidade - completou.